segunda-feira, 28 de novembro de 2011

O Filho pródigo

Estava percorrendo a bíblia e passeando pelo livro de Lucas me deparei com a história do Filho Prodigo, (Lucas 15:11) história conhecida até mesmo por aqueles que não conhece a bíblia, pois sempre lembramos deste texto na hora de evangelizar, e principalmente na hora de dar um puxão de orelha naquele que se afastou.
Mas bem, comecei a ler novamente a historia e a meditar.
A palavra nos diz para meditarmos nela de dia e de noite, é o que comecei a fazer naquela hora.
Comecei a trazer aquela historia para os dias de hoje, para os “tempos modernos”.
A cena que me vem a mente é a seguinte:
Um jovem, provavelmente de uns 22 anos, certamente bonito, rico, morando no Morumbi em São Paulo, que chega diante do seu pai e lhe pede com toda a educação que ele deveria ter, a repartição da herança.
Certamente esse jovem já estava pensando nisso a dias, porque pedir algo dessa grandeza de uma hora pra outra, é complicado, precisa pensar muito.
A bíblia nos conta que o pai ATENDEU o pedido do filho, acompanha comigo, se coloca no lugar do filho, será que se você chegasse para o seu pai hoje e fizesse esse pedido, ele te atenderia?
Para o pai ter atendido esse pedido do filho, era preciso confiança, o pai precisa confiar no filho, precisava ver que ele tinha responsabilidade suficiente para receber esse pedido.
Bom, a bíblia nos fala que o filho foi para uma terra distante, a palavra DISTANTE (longe) depende sempre da ótica de quem vê, ou seja, a esquina é algo distante pra um bebê, a padaria é algo distante pra uma criança, pra mim (Paulo, moro em São Paulo) uma terra distante é Manaus, Amazonas. Lembrando que naquela época, claro, não tinha carro, mas trazendo pro dia de hoje, de repente aquele filho que tem TUDO (amor, família, carro, bens, riquezas, PC, celular, iPad, irmão chato também conta) resolve largar tudo isso e ir pra Manaus com seu belíssimo Chevrolet Camaro, com dinheiro, cartão de credito, cheques, as melhores roupas de grifes no corpo e na mala, o melhor Adidas nos pés; Larga tudo pra tentar viver aquilo que ele estava alimentando no seu coração, achando que uma vida longe de casa, longe da família, longe de coisas e pessoas que certamente ele julgava ser chatas, pra viver longe, bem longe...
Bom, depois de se despedir de sua família, encher o carro com seus pertences, ele resolve partir, a bíblia não fala, mas certamente no meio do caminho, ele conheceu pessoas novas, pessoas interessadas naquilo que ele tinha ($$$), naquilo que ele podia oferecer.
Chegou em Manaus, gaaaaastou a vontade, bebeu a vontade, se prostituiu até dizer chega, se relacionou com pessoas que outrora ele repudiava, estava cercado de “amigos sanguessuga”, cercado de tudo que o mundo pode oferecer.
Mas de repente, essas pessoas foram se afastando, foram o abandonando, o dinheiro que ele tinha em abundância, o mundo, já tinha devorado, as roupas, coitada já estava furada, a cuequinha Calvin Klein que dó, toda arrebentada, os Adidas, Nike não sobrou nem pra contar historia, simplesmente, tudo aquilo que era de melhor, conquistado com o sacrifício de seu pai, desapareceu, virou pó.

Muitas vezes nós alimentamos dentro de nos um sonho, esse sonho vai crescendo, vai tomando forma, e começamos a clamar, a pedir a Deus que nos entregue esse sonho, que nos entregue essa herança, afinal somos filhos de Deus, o Pai nos conhece, o Pai pode tudo.
E o Pai, nosso querido Pai de amor que esta nos céus, após nossa insistência, nos concede aquilo que tanto pedimos.
Mas aquilo que era pra ser usado como bem, como forma de mostrar que eu tenho um Pai que me ouve, que eu tenho um Pai que acima de tudo me ama, de repente, se torna algo que vem pra acabar com a nossa vida, pra nos levar a verdadeira destruição, porque é isso que esse mundo faz, nos leva a destruição.
Aquele pai entregou para seu filho, aquilo que ele havia se matado pra conquistar, se sacrificado até o ultimo.
Assim Deus, também sacrificou seu único filho Jesus, pra que nós hoje pudéssemos viver os sonhos.
A bíblia fala que aquele filho tava numa situação tão difícil que ele queria se alimentar da comida dos porcos, da famosa LAVAGEM, pra ele ter chegado naquela situação, é sinal que a coisa tava preta mesmo!
Muitas vezes  nossa situação tá preta também, namorada te largou, ou pior nem um bom encontro você arrumou, tem briga dentro de casa, trabalho nunca aparece, terminou o ensino-médio e tá aí dentro de casa o dia inteiro. Igreja? Nossa nem lembra que tem igreja, nem lembra da época que você andava em santidade, andava de acordo com aquilo que o pastor, líder ,bispo, apostolo ensinava. É, parando pra pensar sua situação também tá preta!

Voltando a historia:
A bíblia fala que aquele filho, caindo em si, ele tipo se lembrou:
Putz, eu tenho um pai que me ama lá em São Paulo, nossa, eu tenho família, o porteiro do meu prédio é mais bem tratado do que eu aqui.  O meu motorista que eu tanto desprezei come aquele Petit gateau que só minha mãe sabe fazer, eu preciso voltar, eu vou voltar pra casa do meu pai, lá eu tenho um irmão, chato, chaaaato mas que me ama.
E aquele filho se lembrou, de tudo que ele já tinha vivido, de tudo aquilo que seu pai havia conquistado pra ele.
Da mesma forma começa a lembrar, começa a enxergar tudo que você já viveu até aqui, de quando você era alegre e feliz por sentir a presença de Deus, por sentir que o Senhor estava com você, de tantas vezes que as pessoas falavam:
-nossa, você tem uma luz, uma energia boa!
Era Jesus, era Deus que estava dentro de você, mas de repente você deixou entrar no seu coração, um sentimento, um desejo carnal, e ele foi crescendo, quando você viu, já tava lá quase se alimentando da lavagem, se alimentando daquilo que você uma vez disse:
- nossa, nunca irei fazer isso, nunca irei beber, credo.
Mas de repente você se vê fazendo.

Mas como aquele filho, lembra, que você tem um pai de amor, que seu Pai te ama, que ele entregou seu único filho, Jesus por você.

Voltando a historia de novo:
Imagina aquele filho com fome, sem roupa, o carro já era..., o sapato, desapareceu, o jeito era voltar pra casa do pai como ele estava.
Sujo, fedido, sem roupa, completamente peladão, e descalço.
Imagina o sofrimento, imagina a vergonha que ele estava sentindo, pensando o que seu pai ia falar, o que seu pai ia fazer, o que seu pai ia pensar dele.
Ele podia a qualquer momento parar e morto de vergonha, voltar pra comer a lavagem do porco, mas dentro dele, ele sabia o pai que tinha, ele sabia que seu pai, o seu pai o amava incondicionalmente.
Imagina a cena, o cara vindo a pé de Manaus pra São Paulo, debaixo de sol (tava preto e queimado), debaixo de uma ventania e poeira pra todos os lados( tava sujo), e pra piorar uma chuva de lascar (poeira e água vira lama), seu pé cansado de pular poças de agua passava por cima mesmo, virou um caco!

O mais impressionante que a bíblia fala é que de longe, seu PAI o RECONHECEU, daquela maneira, pior que um mendigo, vamos dizer assim. Seu pai o reconheceu!
(Engraçado, teve uma vez que eu levei minha cachorra pro pet shop, que ela veio tão diferente que eu não tinha reconhecido, eu falava com ela pra vê se era ela mesmo HAUAHUAHAU.)

Mas o pai o reconheceu, da maneira que aquele filho se encontrava, o seu pai de longe o reconheceu.

O que eu tenho pra ti falar é o seguinte:
Não importa o tamanho do seu sonho, mas que sua oração sempre seja:
-Pai, seja feita a sua vontade!
Aquele pai podia ter negado a herança para seu filho, e evitado tudo isso, aquele pai nunca queria ver seu filho longe, mas aquele pai amava tanto seu filho que decidiu lhe entregar aquilo, que por tanto tempo ele sonhava, mesmo sabendo que no meio do caminho algo poderia dar errado.
O mais importante é, que não importa o que um dia você fez, se você está sujo, com os pés cheios de lama, isso não importa.
O que realmente importa é:
Que o seu Pai que está no céu, de longe te conhece, e ele quer te dar um abraço daqueles de urso, daqueles que te tira do chão, e imediatamente lhe dar um beijo, não importando com a crosta que esteja no seu rosto; E mais ele quer por nos teus pés, sofrido de tanto andar, um Nike novo! (HAHA)
Ele quer te dar veste novas, te limpar com o sangue de Jesus, e claro fazer você andar de Lacoste!
E melhor, ele quer te levar depois do banho, pro Mc Donald’s pra você banquetear, e comer um big tasty com coca grande, e nada de salada, vai ser batata frita meeeesmo!

Esse é o Pai de amor, aquele que te abraça, independente da sua situação!
Aquele que te calça nos pés o melhor sapato.
Aquele que te dá vestes novas, lavadas com o sangue de Jesus.
E aquele que te leva pra comer o melhor dessa terra.

Esse é o meu Pai, maravilhoso Deus de amor!