terça-feira, 2 de agosto de 2011

Atenção Fujão!

Jonas, o Hebreu.

Significado de Fujão no Dicionário online de Português: adj. Aquele que já fugiu ou que o tem feito com frequência.




Jonas 1:1-3.
1 E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo:
2 Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença.
3 Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do SENHOR para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR.


Assim como nós, Jonas teve um chamado para estar no centro da vontade de Deus. Uma tarefa difícil, complicada, amedrontadora, mas o balanço final seria atestado como: Centro da vontade de Deus.
 Assim como Jonas, todos os dias somos tentados a seguir um caminho mais fácil, mais rápido e até mesmo mais largo para chegarmos à tão desejado posto.
Jonas ouviu o Chamado de Deus e ao contrário do que se esperava, fugiu.
Jonas na escolha do caminho a seguir Jonas escolheu sair da rota do Centro da Vontade Divina e seguir ao Centro da Justiça Divina!
Ratifico: À terrível Justiça Divina!
Nossa visão humana de julgamento é tão aguçada e perspicaz, que assim como, condenamos, Moisés, Pedro, ...Lançamos mão ao julgamento de Jonas: Covarde, Egoísta, Omisso,...e por aí vai.
 Na verdade, Deus confrontou Jonas naquilo que mais o incomodava: Os Ninivitas.
Assim, Deus faz conosco, afinal fazer o bem a quem amamos é fácil! 

Romanos 12:20


"Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; 
se tiver sede, dá-lhe de beber; 
porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça."

Ele tinha um chamado para ser profeta e resolveu ser juíz, sua rixa contra os Assírios, os Ninivitas, o impediu de ser uma herói para aquele povo perdido no pecado e corrupção, o fujão perdeu a oportunidade de ser humilde, um salvador tipificado, perdeu a oportunidade de ter sua redenção como profeta, um anunciador do Cristo que nos salvou ao invés de julgar.


Jonas tinhas um sublime detalhe ao seu lado e mesmo assim o ignorou, a pequena diferença entre, ignorar e obedecer o chamado de Deus para seu ministério de profeta: Ele era um eleito do próprio Deus, O Senhor não havia usado nenhum intermediário para revelar-lhe o desígnio para seu chamado!


1Pedro 2.9. 
“Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz

 Nunca ouvi falar de Reis covardes ou príncipes omissos, o que tem acontecido conosco, é que temos desocupado nosso lugar de sacerdócio, herança real, para seguir-mos as vielas da plebe, ruas sombrias e escuras que acabarão em um lugar de sufoco e abandono: A barriga do peixe, ou, O centro da justiça de Deus, o pior é que quando nos depararmos com esta realidade, achando que é o fim, te aviso  fujão: É apenas o começo, você ainda vai ser vomitado e enfrentar muita vergonha e  desonra.


"eu quero ser tua casa favorita, quero ser o teu altar"

Deise Silva, com contribuição de meu "Paistor" Niwton